9 de agosto de 2011

"When two people think the same, one of them isn't thinking"

Quando duas pessoas pensam o mesmo, uma delas não está a pensar. Todo e cada ser neste planeta tem um cérebro único, uma anatomia e fisiologias únicas, uma alma única, uma vida única, uma única forma de amar, de aprender, de sofrer, de sonhar. Dizer que pensamos o mesmo que alguém é, basicamente, não pensar. Num qualquer ponto de uma filosofia de vida, ou do que quer que seja, tem de haver uma disparidade, algo que "no meu caso não é bem assim". Se não houver, ou estamos a mentir, ou somos criminosamente preguiçosos. A união dos seres em um - porque, sim, somos Um - dá-se pela complementariedade, nunca pela semelhança. De que me serve encontrar um alguém que pensa como eu? Eu quero crescer, aprender, evoluir, tal não acontece quando me olho ao espelho. Muito menos quando alguém me responde "também acho/sou igual", não que isso tenha mal, geralmente não tem (a não ser em alguns casos tristemente perdidos), mas o movimento de massas, por mais que possa parecer, não tem ajudado muito o Homem, só o capitalismo. Aliás o movimento de massas acaba por ser mesmo isso, um movimento de algo inerte, amarelo insípido, com diferentes formas mas igual e insubstancial interior (que só se mexe quando alguém empurra, que só sabe bem quando se junta "qualquer coisinha").
Neste sentido, não tenho como não referir/desabafar o seguinte: a frase/provérbio "great minds think alike" aterroriza-me. É tão básico mas tem de sair: Se assim fosse estaríamos ainda na fase da roda (o que de facto até poderia significar um mundo bem mais feliz...). Aterroriza-me pensar que esta ideia se use mesmo que na brincadeira. Uma mente genial cresce no cruzamento com outras mentes geniais (ou não) que a criticam, que a fazem ser melhor, que a negam. O estado evolutivo que atingimos aconteceu porque mentes geniais se recusaram a viver em sociedade e para a sociedade, recusaram-se a aceitar os paradigmas, o zeitgeist dos seus tempos, por isso não me venham afirmar que grandes mentes pensam da mesma maneira: na minha opinião holística, "isso" pode ser patológico. 
Agora se há coisa que me seduz profundamente (profunda-mente) no meio deste prato italiano que a sociedade é, é uma Personalidade. Não se tratando de concordar ou discordar, de ter os mesmos gostos ou não, uma Personalidade sente-se, cheira-se, vê-se logo em alguém, bem além do que diz e faz, e de facto, não há nada como uma Pessoa que chega e arrebata o mundo se quiser, bastando para isso ser ela mesma.

2 comentários:

  1. "Antes de o ser ja o eramos" tens consciencia da tua procura , do que é Ser , consegues exteriorizar e expressar o sentimento ou pensamento mais genuino que tens dentro de ti sem medos és tu e so por isso ja vences-te uma das maiores batalhas!(mantem-te fiel as tuas convicções as tuas filosofias e se possivel continua a espalha-las pelo universo que deste lado a sempre quem aprenda com isso evolui com isso) é gratificante perceber que existem pessoas que se questionam sobre o percurso das coisas ,sobre este sistema de sociedade, sobre o pensamento cada vez mais refutavél de qql ser humano.. entristece me ver que cada vez mais essas personalidades se camuflam no material e se esqueçem q a beleza de tudo esta em si mesmas! essa extinção de personalidade e de opiniao propria gera medo, individualismo , insegurança e estereotipo , copias , ninguem é o Ser , todos querem ser outrém! Liberdade é a marca da tua essencia pois com ela as escolhas sao sempre verdadeiras, goza da tua liberdade, voa, sonha ( e nao ouses temer em mostrar-te) porque os sonhos ninguem tos podera roubar , dedica-te a amar a arvore que te da o fruto , contempla o sol que te ilumina, respira o ar que te faz viver , vai contra a maré se for preciso , mas nunca deixes de pensar em ti como a pedra mais preciosa que tem total capacidade de brilhar sozinha! e quando o pensamento doer e as emoçoes descontrolarem tenta ver o teu corpo como um ecossistema adptar e utilizar os recursos que tens para te equilibrares!
    Está um texto um pouco confuso , mas foi a melhor maneira q encontrei para me expressar perante o que li, muito obrigada!
    Alexandra

    ResponderEliminar
  2. Uma exultação ler uma mente assim... Muito, muito obrigada Alexandra... É bom saber que posso ter um efeito positivo no Universo. É para isso que vivemos, para tornar os nossos mundos, internos e externos, mundos melhores, mais unos, mais evoluídos, constante-mente. :) Obrigada, uma vez mais. Também é bom saber que tenho companhia. Lo

    ResponderEliminar

tem vontade própria