11 de setembro de 2012

crise mundial


É na base do medo que nos mantemos acorrentados a uma sociedade que nos deprime, que nos castiga, que nos promete direitos que são nossos de nascença e cospe leis que os violam. É na base do comodismo, da loucura de ligar uma televisão e de não abrir um (bom) livro há meses. É na ignorante culpabilização dos outros que têm o "poder", ou das pobres-e-pagas-por-eles-mesmos fardas, quando o poder está em nós, na ideia, na libertação, na paz, no Amor, no desapego. 

Estado grave ao qual nos deixámos chegar quando é normal precisar de dinheiro para sobreviver. Sim. Foi bem lido. É(-me) completamente absurdo que seja normal precisar de dinheiro para sobreviver num planeta que nos fez nascer como uma mãe, com tudo o que realmente precisamos para evoluir inteligente e de forma simbiótica. É completamente absurdo que precisemos de "ser alguém" e não que sejamos cada vez mais nós mesmos. É ridículo que hajam revistas de "beleza" e moda, de "desporto" e "lifestyle" mas bem mais ridículo é que as pessoas as comprem.

É na base do medo que as pessoas competem entre si e sentem que devem chegar a um pódio imaginário para depois repararem que a felicidade ficou lá atrás. Que teria sido ganha numa "competição", mas de auto-superação, não com um outro mendigo da sociedade que também só precisa de se sentir "melhor", só precisa que o "vazio" deixe de assolar por uns minutos. Não conheço situações em que alguém tenha ganho algo que não fosse mais ansiedade, mais vazio. 

Tendo erroneamente aprendido a escolher o ego como defesa para esse vácuo de medo que nos subme(n)te, normal que o resultado seja a violência mental, existencial, espiritual, psicológica e física que temos conhecido. O que não é de todo normal é que continuemos a exercê-lo. Que não sejamos maiores que uma ultrapassada ideia de felicidade, mesmo vivendo já no séc. XXI. Que não despertemos de uma vez por todas e comecemos o processo de mudança que sabemos necessário. Estudam-se galáxias alheias mas e nosso interior? 

Dá medo não é?

Que saibam que não é medo, é adrenalina, é o corpo a acordar para um outro mundo possível, melhor. A acordar para ver que transformando o medo num objectivo a superar tudo cresce, tudo evolui. É a intuição a dizer-vos que sim, que se atirem para o infinito, sendo que no vazio já estamos há séculos. Se temos uma crise económica e estamos preocupados (cegos) que saibamos que a crise que trazemos cá dentro nasceu connosco. Que vem dos nossos antepassados e dos antepassados destes. O facto de finalmente nos doer esta realidade, o facto deste conformismo estar a apodrecer deixando-nos assustados mas despertos é o início da mudança.

Pois que vá tudo pelos ares que nós só de nós mesmos precisamos.

Que abramos os olhos e procuremos o sol sem medo da luz. Que nos encadeie. A dor passa, fica a paisagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

tem vontade própria